É de conhecimento geral que os detectores de metais revolucionaram a indústria alimentícia, em termos de qualidade dos produtos fabricados. Com tecnologias avançadas, os equipamentos conseguem identificar 99,9% de partículas contaminantes de metais.
No entanto, como qualquer aparelho, necessita de manutenção constante, seja na calibragem ou na verificação da velocidade com a qual realizam o trabalho. Esses procedimentos são necessários para evitar quebras ou avarias nas máquinas, e consequentemente, dias parados até os reparos.
No artigo a seguir, vamos detalhar algumas ações que podem ser implementadas para evitar prejuízos. Acompanhe:
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
Qual o papel do detector de metais na indústria de alimentos?
Inicialmente é preciso esclarecer que os detectores de metais foram desenvolvidos para promover mais qualidade na indústria de transformação, entre elas: alimentação, têxteis, farmacêuticos, madeiras e demais bens de consumo.
O princípio de funcionamento é caracterizado por um campo magnético que identifica partículas ferrosas, não ferrosas e de aço inoxidável. Vale acrescentar que o sistema de inspeção é feito de forma rápida, segura e minimizando os riscos de erros operacionais.
É importante destacar que fatores como o tamanho e a localização de um contaminante, o material de embalagem do produto e a diferença de densidade entre o material contaminante e o produto podem influenciar na sensibilidade e desempenho dos dispositivos detecção de metais.
Outra funcionalidade importante dos aparelhos é que podem ser instalados em todas as etapas produtivas da indústria de alimentos, em aplicações diferentes, como por exemplo: panificação, carnes, embutidos, frutos, vegetais, laticínios, açúcar, especiarias, entre outros.
Como se não bastasse todas as vantagens elencadas, os detectores de metais também são usados para proteger os maquinários industriais. É comum que toras de madeira e lâminas de papelão contenham lascas de metal que podem avariar o equipamento.
Quais os cuidados necessários com os detectores?
Considerando que os detectores de metais são equipamentos presentes na linha de produção de indústrias, é preciso ter um planejamento eficiente em termos de manutenção. A equipe da Fortress Technology recomenda que a empresa tenha um kit de reposição com fonte de alimentação, painel de busca, placa digital (DSP) e painel de controle.
Outro ponto de atenção em relação aos detectores de metais, é o atendimento das exigências dos regulamentos governamentais, HACCP e grandes compradores. Por esse motivo, o sistema de detecção precisa de um certificado para validar a funcionalidade adequada do equipamento, até quatro vezes por ano.
Nesse sentido, a Fortress Technology sai na frente mais uma vez, pois conta com uma equipe técnica para avaliar e fornecer o Certificação de Validação do Detector de Metais em suas instalações, de modo a garantir que a empresa atenda às exigências da auditoria.
Vale esclarecer que o alto desempenho do detector de metais só será assegurado se for mantido em funcionamento regular e adequado. Por isso, é fundamental a criação de um programa de manutenção preventiva, planejada em intervalos regulares. O trabalho pode ser feito pela equipe interna da empresa, desde que o fabricante tenha aplicado a capacitação.
Testes de desempenho em detectores de metais
Antes de mais nada é preciso reforçar que, ao final de qualquer manutenção ou ajuste, a equipe técnica da Fortress Technology realiza um teste completo no equipamento, antes de colocá-lo para funcionar. As etapas de averiguação são as seguintes, acompanhe:
- Inspeção do Detector e do sistema quanto a danos;
- Inspeção de peças mecânicas quanto a sinais de desgaste;
- Verificação de que as conexões elétricas e as entradas de cabos estão firmes;
- Limpeza do sistema.
Além da manutenção realizada pela equipe interna, a Fortress conta com suporte técnico para esclarecer dúvidas e aplicar orientações. Isso é possível pelo atendimento por telefone, gratuito para todos os clientes. Portanto, com treinamento básico, reconhecimento das particularidades do funcionamento, a empresa evitará prejuízos que podem até inutilizar o equipamento.
Com esse entendimento, garante que o sistema de detecção receba a manutenção orientada pelo fabricante, a fim de estender a vida útil do produto. A Fortress tem o compromisso de “nunca obsoleto”, então os cuidados garantirão bons resultados produtivos por décadas.
Por fim, é preciso ter conhecimento de que a frequência dos testes nos detectores de metais é conduzida pelo plano interno de segurança alimentar, padrões industriais ou requisitos de auditoria. Dessa maneira, a recomendação é de testar a cada hora e no início de um período de produção ou mudança de turno.
Com esses equipamentos, a empresa terá mais segurança de entregar mercadorias com alta qualidade e menores chances de contaminação.
A Fortress Technology busca aperfeiçoamento constante para entregar as melhores soluções em detecção. Conheça nosso portfólio, acessando o site.
0 comentários