Os detectores de metais foram criados no início do século XXI com objetivo de encontrar artefatos que reagissem ao campo magnético de aparelhos rudimentares.
O inventor deles provavelmente não imaginaria a evolução das máquinas, as novas tecnologias e os benefícios oferecidos por tais equipamentos.
Pode-se afirmar que o setor industrial foi um dos mais beneficiados, pois esses sistemas podem evitar contaminações em diversas matérias-primas.
Ou seja, além de evitarem danos aos equipamentos fabris, eles mantêm a integridade dos produtos processados.
Sendo assim, neste guia você encontrará as informações mais atualizadas do produto e como poderá aumentar a produtividade e segurança do negócio. Saiba mais!
O que são detectores de metais industriais?
O setor industrial passa por um momento de transição tecnológica e de reformulação no modelo de negócios.
As empresas estão deixando de priorizar somente a produtividade e competitividade, porque estão comprometidas em aumentar o nível de sustentabilidade, gestão e comprometimento.
Esses fatores compõem o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance), criado para medir o desempenho de sustentabilidade de uma organização. Portanto, esses requisitos são avaliados pelos stakeholders e consumidores.
Nesse sentido, vários equipamentos e tecnologias podem colaborar com o trabalho de uma organização.
Os detectores de metais industriais são itens de primeira necessidade em um parque fabril para evitar a contaminação. Por isso, veja como eles funcionam!
Como os detectores identificam os contaminantes?
A tecnologia utilizada no funcionamento dos detectores de metais é composta por três bobinas instaladas em uma estrutura não metálica.
Essas estruturas são dotadas de uma frequência padrão constante, que identificará qualquer anormalidade no processo de inspeção em uma linha de produção.
Sendo assim, quando o item contaminado com resíduo metálico passa pelo equipamento, acontece um desequilíbrio na frequência das bobinas, acionando um dispositivo de alerta.
É importante acrescentar que os materiais identificados são de natureza ferrosa, não ferrosa e aço inoxidável.
Existem modelos com esteiras transportadoras acopladas que acionam alarmes visuais e sonoros ao verificarem a presença dos contaminantes.
Outras funcionalidades, ainda, interrompem o fluxo da esteira e acionam rejeitadores automáticos para separar o produto contaminado dos demais.
Quais as aplicações dos detectores de metais industriais?
Como foi possível observar os detectores de metais industriais foram aprimorados para oferecer as melhores soluções em identificação e retirada de produtos contaminantes da linha de produção.
Além disso, a indústria de transformação foi uma das maiores beneficiadas com os sistemas disponíveis no mercado. Portanto, conheça as principais aplicações deste equipamento:
Alimentos
No setor de alimentos, a qualidade e segurança do consumidor são essenciais para garantir o sucesso da empresa. Portanto, os detectores de metais podem ser aplicados a:
- Grãos e cereais;
- Farinhas e açúcar;
- Carnes e embutidos;
- Vegetais congelados;
- Bebidas em geral;
- Produtos de panificação;
- Alimentos embalados.
Bens de consumo
Outro segmento atendido pela Fortress é o de bens de consumo. Dessa forma, ele inclui:
- Têxteis em geral;
- Papéis e papelão;
- Celulose;
- Polímeros.
Indústria farmacêutica
Na indústria farmacêutica, os produtos afetam diretamente a saúde do consumidor final. Por isso, os detectores de metais podem ser usados para:
- Comprimidos;
- Cápsulas individuais;
- Cosméticos.
Outras aplicações
Além das citadas anteriormente, outras aplicações são:
- Toras de madeira;
- Fardos de feno;
- Embalagens de líquidos diversos.
Quais as melhores soluções em detectores de metais?
Os sistemas de detecção de metais são aperfeiçoados constantemente para atender às exigências do setor industrial. Assim como as normas de controle, exigidas por órgãos fiscalizadores nacionais e internacionais.
Com esse entendimento, aposte na linha de detectores de metais da Fortress Technology: líder global na fabricação de máquinas, peças e sistemas digitais para detecção de contaminantes metálicos.
Além das funcionalidades projetadas, os equipamentos da marca permitem o processo de retrofit. Ou seja, eles permitem que máquinas antigas sejam atualizadas com peças e dispositivos mais modernos.
Tanto é que a Fortress adotou um diferencial para seus produtos: nunca obsoletos.
A seguir, conheça as linhas de detectores de metais industriais e as principais funcionalidades de cada:
Detectores de metais Stealth
Os modelos de detectores da linha Stealth são projetados com uma tecnologia de alto processamento de sinal digital.
Por isso, eles têm níveis de sensibilidade que detectam as menores partículas ferrosas, não ferrosas ou de aço inoxidável.
Além disso, o equipamento permite a adaptação de transportadores e instrumentos de rejeição personalizados. Desse modo, pode ser aplicado em todos os segmentos da indústria alimentícia, farmacêutica e nutracêutica.
Stealth Big Bag King
Esse equipamento atende inspeções de contaminantes metálicos em embalagens volumosas. Sendo assim, identifica partículas a partir de 2 milímetros em pacotes com peso entre 25 e 50 kg.
As máquinas Big Bag King são robustas e fabricadas com aço inoxidável de alta resistência, para suportar condições adversas e resistir a ambientes de lavagem.
Elas são indicadas para aplicações na indústria alimentícia, com destaque para:
- Grãos;
- Farinhas;
- Especiarias;
- Produtos farmacêuticos.
Stealth Gravidade
Os detectores de metais com modelo túnel foram desenvolvidos para inspecionar diferentes produtos em queda livre.
Por esse motivo, o sistema inclui tubos de vários tamanhos e sistemas de rejeição usados para separar itens contaminados da linha de produção. As aplicações mais comuns incluem:
- Grãos;
- Farinhas;
- Itens de confeitaria;
- Plásticos;
- Produtos químicos.
Stealth Pipeline
O modelo foi projetado para inspecionar líquidos, temperos e alimentos pastosos que precisam ser transportados por meio de tubos.
Para atender os itens processados, ele conta com várias válvulas de rejeição, materiais de tubos e conexões resistentes à temperatura, pressão e viscosidade.
Portanto, o Stealth Pipeline é recomendado para:
- Alimentos;
- Molhos;
- Sucos;
- Geleias;
- Bebidas e demais itens com essas características.
Stealth Farmacêutico
Os detectores de metais Farmacêutico Stealth são os mais eficientes para identificação de partículas metálicas em comprimidos e cápsulas, utilizando o modelo construtivo GMP.
Essa particularidade tem o objetivo de atender às exigências de Garantia de Qualidade (GQ) da indústria farmacêutica.
Outros detalhes do equipamento são: as peças, todas desmontáveis para facilitar a limpeza e o ajuste de altura e inclinação.
Os detalhes citados permitem melhor ajuste nas prensas de comprimidos, além de contarem com espaço para rejeição de itens contaminados.
Stealth Laboratório/Qualidade
O equipamento é empregado para examinar os produtos rejeitados detalhadamente.
Por isso, estão presentes em laboratórios para atestar a garantia de qualidade da produção e a reinspeção de produtos a granel.
Além disso, são usados para examinar itens fora de linha e materiais que foram rejeitados pelo sistema.
Stealth Vertex
Os detectores de metais Vertex Stealth são utilizados na inspeção de produtos embalados.
Por ter dimensão compacta, o equipamento se encaixa em espaços que outros modelos não alcançaram, como:
- Balanças de várias cabeças;
- Máquinas de enchimento e vedação;
- Ensacadeiras.
Stealth Lumber
Esses detectores são projetados especificamente para indústria madeireira. Eles inspecionam troncos inteiros e pranchas de madeira, de diversos tamanhos.
A principal característica deles é proteger o equipamento dos danos causados por metais, além de inspecionar a existência de metais em lascas de madeira e feno.
Stealth Web
Desenvolvidos para identificação de partículas metálicas em produtos finos ou em rolos, servem ainda para a proteção do maquinário. Os usos mais frequentes são:
- Têxteis;
- Papéis;
- Madeira;
- Plásticos;
- Borracha.
Stealth Vent Tube
O detector de metais Vent Tube atende a linha de produção de envase de garrafas plásticas ou de vidro, com capacidade para atender volumes entre 3 e 6,5 litros.
Normalmente é utilizado no segmento de:
- Águas;
- Sucos;
- Cervejas;
- Vinhos;
- Bebidas em geral.
Stealth In-Foil
A tecnologia do In-Foil Stealth atua em produtos embalados com alumínio, diferenciando o metal da embalagem de um possível alimento contaminado.
Stealth Multi Aberturas
O Multi Aberturas Stealth tem uma composição compacta, de modo a otimizar o espaço da linha fabril.
Além disso, conta com uma unidade de rejeição independente que reduz expressivamente o desperdício em situações de rejeição.
A estrutura desse detector de metais é composta por múltiplas aberturas em uma base única e robusta.
As fendas são menores para atender várias pistas, tornando-o ainda mais sensível na identificação de partículas contaminantes de metais.
Stealth Superfície Modular
O equipamento foi desenvolvido para inspecionar materiais de lâminas largas, acomodados em rolos ou teias contínuas.
Por esse motivo, o design é montado sob trilhos, permitindo a remoção constante e adaptação a qualquer tipo de largura.
Desse modo, o detector modular é indicado para os seguintes materiais:
- Carpetes;
- Papelão;
- Têxteis;
- Plásticos;
- Não tecidos;
- Borracha;
- Papel;
- Madeira laminada.
Sistema Transportador Vector
Para atender tantas opções de detectores de metais, a Fortress desenvolveu um transportador para atender os diferentes segmentos industriais.
Dessa maneira, o equipamento é feito em aço inoxidável, recomendado para ambientes úmidos ou que tenham lavagem a jato.
Próximo passo
A Fortress oferece outras linhas de detectores de metais, como o Interceptor e Phantom. Além disso, constrói checadoras de peso e transportadores com dispositivos de rejeição.
Em resumo, os detectores de metais da Fortress podem atender as demandas de todos os segmentos industriais. Portanto, clique aqui e acesse o catálogo!
0 comentários