Os detectores de metais são utilizados em diferentes linhas de produção, entre elas a de papel e papelão. Os cuidados de inspeção são necessários em razão da possível presença de contaminantes metálicos que podem afetar o produto e o maquinário industrial.
Por esse motivo é relevante conhecer as aplicações dos detectores de metais para indústria de papelão, lembrando ainda, a importância do uso em fábricas de reciclagem. Continue a leitura e acompanhe as informações que reunimos para você.
Como funcionam os detectores na indústria de papel?
Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que os detectores de metais apresentam uma série de aplicações, para os mais diferentes produtos e materiais da indústria de transformação. O princípio de funcionamento varia conforme a serventia do equipamento e do fabricante. Contudo, são elaborados para identificarem materiais metálicos contaminantes.
Vale lembrar que na indústria de papel (na qual está incluído o papelão), os detectores de metais têm uma participação fundamental em um segmento que demonstra crescimento constante. No ano passado, a cadeia produtiva obteve a 22ª posição no Produto Interno Bruto (PIB) nacional, em razão da demanda varejista por papel e papelão.
Quais as principais aplicações?
Os detectores de metais são instalados nas linhas de produção de papéis e similares, de forma a identificarem contaminações nas folhas de papelão, embalagens, ou ainda, em processos de reciclagem, no qual o material é triturado e pode conter resíduos metálicos.
Nesse sentido, os fabricantes do equipamento têm se aperfeiçoado para desenvolver opções com alta sensibilidade de detecção, já que subprodutos como papelão podem apresentar maior dificuldade de identificação.
Do mesmo modo, as aplicações do detector de metais incluem os segmentos de papel, embalagens, produtos embalados e reciclados.
Soluções Fortress Technology para papelão
A linha de detectores de metais da Fortress conta com aplicações nos principais segmentos industriais: alimentos, bens de consumo, farmacêutica, têxtil, madeiras, entre outros.
Contudo, vamos detalhar as características dos equipamentos empregados na produção de papéis. Acompanhe:
Detector de Metais Web: o modelo foi elaborado para inspeção de produtos finos ou em rolos, como: tecidos, filmes plásticos e papeis. Além disso, é dotado de tecnologia para preservar a integridade do produto e a proteção dos maquinários contra fragmentos metálicos.
Para conseguir esse efeito, o detector utiliza tecnologia de processamento de sinal digital e oferece um alto nível de sensibilidade para identificação de contaminantes menores, ferrosos, não ferrosos e de aço inoxidável. Entre as principais aplicações do equipamento, estão: têxteis, papéis, madeira, plásticos, borracha.
Detector de Metais para Superfície Modular: equipamentos fabricados e customizados para inspecionar produtos que são normalmente armazenados em folhas ou em rolo/web. Contam ainda, com o sistema de proteção do maquinário contra fragmentos de metal, processamento de sinal digital e alta sensibilidade de detecção.
Em razão de apresentarem formato modular as peças são ajustáveis, removíveis e substituíveis, além de contarem com saídas de rejeição independentes. Por atenderem várias aplicações são compatíveis em locais com alta temperatura e umidade.O detector modular da Fortress é utilizado nos seguintes segmentos: não tecelagem, tapetes, têxteis, papeis, placas, plásticos, borrachas e madeira em placa.
Detector de Metais Túnel: o equipamento atende qualquer tipo de aplicação, oferece tecnologia de sinal digital e coleta de dados detalhada. Outros diferenciais do detector é apresentar calibração automática, configuração rápida do sistema e memória flash. Além de aplicações na indústria de alimentos é empregado para inspeção de produtos embalados.
Em resumo, os detectores de metais oferecem soluções adequadas à identificação de metais em papelão, embalagens e produtos embalados, além da proteção dos maquinários industriais. Nesse sentido, a Fortress Technology se destaca por oferecer tecnologias avançadas e personalização de peças dos equipamentos. Conheça o portfólio completo no site.
0 comentários