Uma boa produção depende de ações assertivas de manutenção de máquinas industriais. Essas práticas são responsáveis pela disponibilidade dos equipamentos e, consequentemente, qualidade e eficiência operacional.
Para entender mais sobre a importância dessas atividades, continue a leitura! Reunimos as principais informações sobre o tema.
Vamos lá?
O que é manutenção de máquinas industriais?
Segundo a ABNT NBR 5462, a manutenção é “combinação de todas as ações técnicas e administrativas, incluindo as de supervisão, destinadas a manter ou recolocar um item em um estado no qual possa desempenhar uma função requerida”.
Ou seja, a manutenção de máquinas industriais refere-se a um conjunto de práticas que visam garantir a disponibilidade e a longevidade desses ativos.
Aqui, são realizadas ações de monitoramento, inspeção e prevenção para evitar paradas inesperadas, custos e desperdícios desnecessários, bem como improdutividade.
Além disso, a manutenção de máquinas industriais é essencial para prevenir acidentes de trabalho, reduzindo riscos operacionais causados por equipamentos defeituosos.
Principalmente porque, segundo o CUT, 15% dos 6,7 milhões de acidentes de trabalho, registrados de 2012 a 2022, foram causados por operações de máquinas.
No caso da indústria alimentícia, a manutenção não só minimiza falhas, mas também garante maior segurança e preservação da inocuidade dos produtos processados.
Mas, para que tudo isso aconteça, é preciso desenvolver um plano e um cronograma de manutenção que combine, de forma estratégica, diferentes ações corretivas, preditivas e preventivas.
Sendo elas:
- Manutenção corretiva: é realizada após um problema, visando restaurar o equipamento emergencialmente;
- Manutenção preventiva: aplicada em intervalos programados para reduzir a probabilidade de falhas, aumentando o controle sobre os equipamentos;
- Manutenção preditiva: utiliza técnicas de monitoramento e inspeção para prever defeitos antes que ocorram.
Qual é a importância da manutenção preventiva?
De todos os tipos de manutenção de máquinas industriais, a preventiva é a mais importante e essencial para uma operação saudável. Afinal, ela tem como objetivo prevenir a ocorrência de falhas.
Em outras palavras, as ações têm o intuito de evitar o surgimento de defeitos em equipamentos industriais. Por isso, são aplicadas naqueles que, aparentemente, não demonstram nenhum sinal, enquanto ainda estão operacionais.
Baseada em um planejamento que define períodos específicos para intervenções, essa abordagem busca reduzir o risco de diminuição no desempenho das máquinas.
A chave para sua eficácia está na definição precisa dos intervalos de tempo para a realização dos serviços. Isso é o que vai garantir que os equipamentos funcionem de maneira otimizada e com menor probabilidade de falhas.
São alguns exemplos de ações preventivas:
- Testes e simulações de desempenho;
- Desobstrução dos equipamentos e seus componentes;
- Monitoramento de indicadores e componentes para detectar comportamentos anormais;
- Ajustes, calibração e lubrificação;
- Troca de filtros e peças, e muito mais.
Principais benefícios das ações preventivas de manutenção de máquinas industriais
É preciso destacar o impacto desse tipo de manutenção de máquinas industriais na prevenção de falhas e no aumento da vida útil delas.
E isso é possível perceber em números. Segundo um estudo sobre o tema, as ações e estratégias preventivas são capazes de:
- Reduzir os custos de manutenção em 25–35%;
- Diminuir as taxas de falhas em 70–75%;
- Reduzir o tempo de inatividade em 35–45%;
- Aumentar a produção em 25–35%.
Mas, para além desses benefícios, esse tipo de manutenção garante, principalmente, a segurança alimentar.
Isso porque equipamentos defeituosos podem ser focos de contaminação, comprometendo os alimentos. O que, é claro, afeta os padrões de qualidade, aumentando as chances de recalls, por exemplo.
Portanto, essa manutenção permite que a operação funcione corretamente, evitando expor os produtos a riscos e protegendo a reputação da indústria.
Até porque falhas inesperadas podem gerar longas paradas na produção, resultando em atrasos na entrega e deterioração de produtos perecíveis.
Além disso, máquinas essenciais para a qualidade do produto, como detectores de metal, quando apresentam defeitos, comprometem ainda mais a segurança alimentar.
Isso ocorre porque essas máquinas são cruciais para garantir que a produção esteja em conformidade com os padrões e parâmetros ideais. Prevenindo, assim, a contaminação.
Leia também: Detectores de metais industriais: guia completo
O que analisar nos detectores de metais?
Como abordado anteriormente, os detectores de metais são indispensáveis para a precisão da operação e, consequentemente, a qualidade do produto final.
Portanto, para assegurar o alto desempenho é necessário construir e manter um programa de manutenção preventiva com intervalos regulares planejados estrategicamente.
Essas ações podem ser implementadas pelos fabricantes dos equipamentos ou por uma equipe interna da indústria. Nesse último caso, indicamos o treinamento desses profissionais pelo próprio fabricante.
Isso assegura práticas assertivas eficientes e coerentes com as especificações e características dos equipamentos.
Geralmente, aqui, os principais passos são:
- Investigação, em busca de danos, da máquina e do sistema;
- Verificação de desgaste nas peças mecânicas;
- Checagem para garantir que as conexões elétricas e entradas de cabos estejam firmes;
- Limpeza completa do detector de metais e seus componentes.
Na Fortress Technology, após cada reparo, manutenção ou ajuste, também aplicamos testes completos nos detectores de metais para garantir seu desempenho e segurança.
Ainda, recomendamos que faça uma verificação de manutenção preventiva anual. Isso vai permitir que receba um Certificado de validação de Detector de Metais, perfeito para validar a funcionalidade dele e atender às exigências governamentais e de mercado.
Leia também: Confira o case sobre o detector de metais de 20 anos nunca obsoleto de cliente
Confira as nossas soluções em detectores de metais!
Não basta realizar as corretas ações de manutenção de máquinas industriais. É preciso, também, investir em ativos capazes de aprimorar os resultados da sua produção.
Por isso, a Fortress Technology oferece uma ampla gama de detectores de metais industriais customizáveis. Dessa forma, conseguimos atender às necessidades específicas da sua indústria.
Nossas soluções garantem uma detecção ultra-sensível e calibração automática. Tudo isso com um suporte vitalício.
Baixe o nosso catálogo e conheça mais dos nossos equipamentos inteligentes.
0 comentários