Uma organização que almeja um crescimento sustentável deve buscar a excelência em seus produtos e serviços. Logo, adotar um Sistema de Gestão de Qualidade é essencial para segurança, melhoria contínua e satisfação do cliente.
Sua implementação envolve a adoção de diversas ferramentas e normas, com destaque para a ISO 9001.
Veja neste artigo o que é, saiba como implantar e conheça as ferramentas de um SGQ realmente eficiente para a sua empresa!
O que é um Sistema de Gestão de Qualidade?
O Sistema de Gestão da Qualidade é um conjunto de processos de negócios que, quando implementados, ajudam empresas a entregarem produtos que alcançam consistentemente a satisfação do cliente.
Segundo apresentado na ISO 9000, o SGQ “compreende atividades pelas quais a organização identifica seus objetivos e determina os processos e recursos necessários para alcançar os resultados desejados”.
O mesmo documento também destaca: “O SGQ gerencia a interação de processos e recursos necessários para agregar valor e realizar resultados para as partes interessadas pertinentes”.
Logo, o termo SGQ inclui:
- Pessoas;
- Processos;
- Controle de qualidade;
- Partes interessadas;
- Tecnologias.
Tudo isso envolve a Cultura de Qualidade das organizações, bem como os principais objetivos e metas associadas ao negócio.
Sua abordagem engloba uma documentação clara de responsabilidades e procedimentos.
Assim, para que os indivíduos cumpram suas competências essenciais, ao mesmo tempo em que avaliam continuamente a qualidade do processo.
Como implantar um SGQ?
A implantação de um SGQ exige um planejamento muito cuidadoso, comprometimento de todos os níveis hierárquicos e recursos suficientes.
Para aplicar, vale seguir o que está disposto na ISO 9001 e que já discutimos no artigo “ISO 9001: saiba o que significa para a produção de alimentos”.
Basicamente, este é um sistema internacional de gestão de qualidade que padroniza as atividades e processos, com foco na satisfação do cliente.
Entretanto, seu gerenciamento exige muita preparação, planejamento, resiliência e uma mudança da cultura organizacional.
Acompanhe os passos para atingir esse objetivo.
1. Defina qual será a política de qualidade
Na etapa inicial, é preciso estabelecer a visão, missão e valores relacionados à qualidade.
Também são definidos os objetivos a serem alcançados e determinadas as necessidades do negócio, projetando um sistema de gestão em torno delas.
2. Planejamento
Identifique os processos-chave, estabeleça metas e indicadores de desempenho. Além disso, determine as responsabilidades de cada pessoa e recursos necessários.
Neste momento, é preciso ter um fluxo para gerenciar mudanças em algum dos pontos planejados em seu SGQ, conforme a necessidade.
3. Execute
Essa etapa é operacional. Nela, há a execução de tudo o que foi planejado. Por isso, ela envolve:
- Implementação dos processos definidos pelo planejamento;
- Treinamento dos colaboradores;
- Criação de uma cultura de qualidade em toda a organização.
Para sua eficiência, faça uma análise de lacunas visando determinar quais são os processos atuais e de que forma precisam ser alterados.
4. Monitore e controle
Este passo é responsável pela medição do desempenho, coleta e análise de dados, bem como por colocar em prática ações corretivas para melhorar continuamente os processos.
Para isso, o uso de indicadores de desempenho torna-se essencial, como:
- ROI: Retorno Sobre Investimento;
- CAC: Custo por Aquisição de Cliente;
- EBITDA (ou LAJIDA): Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortizações;
- OTIF (On Time, In Full): também conhecido como percentual de entregas feitas corretamente e no prazo.
5. Reveja e melhore
Neste processo são realizadas as auditorias internas. Elas permitem revisar o SGQ e identificar oportunidades de melhoria contínua, considerada um princípio chave da gestão.
Sua organização deve se manter engajada em promover a cultura da qualidade, por meio de ações e comunicação interna do sistema.
Quais ferramentas podem ser adotadas no SGQ?
Para a adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade, a utilização de algumas ferramentas facilita e aprimora os processos.
Confira algumas das principais:
Diagrama de Ishikawa (Espinha de Peixe)
Segundo um artigo da TOTVS, o Diagrama de Ishikawa (causa e efeito) é “uma ferramenta visual utilizada para identificar, analisar e representar as possíveis causas de um problema ou desafio específico”.
O mesmo artigo destaca que essa representação gráfica se assemelha a uma espinha de peixe, em que a “espinha” representa o problema central e os espinhos secundários saindo dela são as causas.
O uso dessa ferramenta permite identificar e organizar as principais categorias de causas que contribuem para um determinado efeito indesejado.
Consequentemente, é possível direcionar esforços para solucionar as causas, melhorando a qualidade do produto ou serviço.
Diagrama de Pareto
Essa ferramenta permite identificar e priorizar os problemas ou falhas mais frequentes, classificando-os por sua importância relativa.
Ele se baseia no princípio de que os problemas são causados por um número reduzido de causas, conhecido como “princípio de Pareto” ou “regra 80/20”.
Essa regra sugere que 80% dos efeitos são originados por 20% das causas, mais bem detalhado neste artigo.
Por meio desta análise, é possível concentrar os esforços para os problemas (e suas causas) mais comuns, obtendo melhorias significativas na qualidade.
Ciclo PDCA
O PDCA (Plan, Do, Check, Act) é muito utilizado no gerenciamento da qualidade. Ele envolve 4 pontos:
- Definição de metas e planos (Plan);
- Implementação das ações planejadas (Do);
- Verificação dos resultados e comparação com as metas estabelecidas (Check);
- Tomada de ações corretivas ou preventivas para melhorar continuamente o desempenho (Act).
Ao usar o ciclo PDCA a organização poderá focar nos processos e objetivos do SGQ em direção à melhoria contínua do padrão de qualidade, levando a economias de tempo e dinheiro.
Por que implementar o SGQ na sua empresa?
A implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade tem se mostrado crucial para o sucesso e a competitividade das organizações.
Vários benefícios ajudam a explicar essa importância. Veja:
- Maior satisfação do cliente: quando bem estruturado, um SGQ permite às empresas identificarem e atenderem às necessidades e expectativas dos clientes, aumentando a satisfação e a fidelização;
- Redução de custos: a otimização de processos permite a diminuição de retrabalho e a prevenção de defeitos. Com isso, há a redução dos custos operacionais;
- Aumento da produtividade: a padronização contribui para o aumento da eficiência e da produtividade da organização;
- Maior qualidade dos produtos e serviços: ao focar na melhoria contínua, a organização garante que seus produtos e serviços entregues atendam aos mais altos padrões;
- Fortalecimento da imagem: ao obter uma certificação em um SGQ, como a ISO 9001, a empresa demonstra seu compromisso com a qualidade. Isso gera credibilidade perante clientes, fornecedores e demais stakeholders;
- Redução de riscos: a identificação e o controle de riscos são elementos fundamentais de um SGQ, contribuindo para a minimização de perdas e a segurança da operação;
- Colaboradores engajados: a participação de toda a equipe de trabalho na melhoria contínua aumenta o senso de pertencimento de cada colaborador, contribuindo para um ambiente motivador.
Ou seja, ao adotar um conjunto de ferramentas e práticas padronizadas, as empresas conseguem atuar com eficiência e agilidade. Por consequência, são mais competitivas.
Veja também: HACCP: entenda a importância para a segurança do alimento
Food Safety e Sistema de Gestão de Qualidade: entenda a relação!
Você sabia que a food safety (segurança alimentar) e os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) estão intrinsecamente ligados, especialmente na indústria alimentícia?
De forma geral, a segurança alimentar refere-se à garantia de que os alimentos fabricados não causarão danos à saúde do consumidor. Logo, este é um dos pilares que a qualidade dos produtos deve englobar.
Ou seja, a implementação de um sistema de gestão garante a segurança alimentar e a satisfação dos consumidores.
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