Na produção industrial de alimentos, as certificações são uma garantia a mais da qualidade do produto e oferecem segurança para o consumidor. Uma delas é a NBR ISO 9001.
Este é um sistema internacional de gestão de qualidade que tem a responsabilidade de padronizar as atividades e processos, com foco na satisfação dos clientes.
Além de atestar o padrão qualitativo, a ISO 9001 oferece uma série de benefícios para a indústria de alimentos. Assim, desde o aumento da produtividade até um maior reconhecimento internacional.
Para elucidar a certificação, criamos este artigo. Nele, você irá conferir os pontos de atenção para se adequar às novas exigências. Acompanhe!
O que é a certificação NBR ISO 9001?
A certificação ISO 9001 faz referência a um padrão internacional de gestão de qualidade estabelecido pela International Organization for Standardization (ISO).
Ela é responsável por definir critérios e diretrizes relacionados aos produtos ou serviços, bem como a melhoria contínua dos processos internos.
Com mais de 70 anos de atividade, a ISO é composta por 170 países. No Brasil, ela é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Logo, este Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) foi desenvolvido com o objetivo de:
- Otimizar processos;
- Oferecer maior agilidade no desenvolvimento de produtos;
- Garantir a qualidade de produtos e serviços prestados à população;
- Tornar a produção mais ágil.
Dessa forma, o SGQ é um instrumento que ajuda o gestor a encontrar e corrigir gargalos, deficiências e processos ineficientes dentro da organização.
Além disso, é uma forma de documentar a cultura da organização. Com isso, o negócio pode crescer sem comprometimento dos atributos dos bens e serviços prestados.
7 princípios de qualidade da ISO 9001
A versão mais atualizada da ISO 9001 foi lançada em 2015. Essa certificação possui 7 princípios que fornecem a base dela. Veja:
1. Foco no cliente
Qualquer empresa depende dos clientes. Por isso, devem ter atenção para entender as necessidades atuais e futuras deles, e adotar medidas para exceder as expectativas.
2. Liderança
Os líderes da companhia devem criar uma visão clara e estabelecer metas mensuráveis.
Além disso, criar um ambiente interno em que cada colaborador possa contribuir para o alcance desses objetivos.
3. Envolvimento de pessoas
As pessoas são a essência do negócio. Por isso, devem se envolver com o negócio. A competência de cada funcionário permite que as habilidades deles beneficiem toda a organização.
4. Abordagem de processo
Essa abordagem habilita a organização a planejar os procedimentos e as interações. Isso é fundamental para entender como os resultados previamente desejados serão alcançados.
5. Contexto organizacional
A organização deve determinar questões internas e externas que sejam pertinentes para o seu propósito.
Com isso, é possível identificar, entender e gerenciar processos que contribuem para a eficácia e eficiência da organização.
6. Melhoria contínua
A ISO 9001 propõe uma abordagem proativa dos gestores e de funcionários para buscar oportunidades de ajustes, correção de não conformidades e aprimoramento contínuo dos processos.
7. Abordagem baseada em evidências
Todos os passos da gestão devem se basear na análise de dados e de informações relevantes.
Por isso, a coleta e o estudo sistemático dos dados, realizados por meio de sistemas de gestão, é imprescindível.
Importância do ISO 9001 para a indústria de alimentos
Garantir a segurança nutricional é uma prioridade mundial. O consumo de alimentos não saudáveis representa ameaças à saúde e coloca em risco a vida de todos.
Segundo o artigo da Organização Panamericana da Saúde (OPAS), a OMS estima que a cada ano cerca de 600 milhões de pessoas em todo o mundo adoecem por comer itens contaminados. Destas, 420.000 morrem!
Para reduzir esses números, buscar a certificação ISO 9001 torna-se uma boa opção.
Mesmo sendo uma norma voluntária, cresce o número de organizações que se preparam para obtê-la. Essa é uma maneira de demonstrar o compromisso com a qualidade!
Além disso, o consumidor atual está muito mais atento, prestando atenção em vários pontos quanto ao alimento consumido.
O estudo “Taste Charts 2024”, elaborado pela Kerry e citado pelo site Mercado & Consumo neste artigo, comprova isso.
Segundo a pesquisa, o consumidor brasileiro aumentou a atenção para a validade das embalagens de produtos nas gôndolas.
Além disso, o consumidor presta atenção a vários pontos, como:
- Origem da matéria-prima;
- Tipos de ingredientes utilizados na fabricação;
- Características sensoriais do produto;
- Bem-estar animal;
- Fatores intrínsecos ao alimento.
Diante destes pontos, a implantação do ISO 9001 adquire grande relevância na indústria alimentícia.
A certificação garante a realização das etapas de produção de forma que preze pela qualidade e tenha responsabilidade.
Ou seja, as empresas que adotam tais diretrizes fornecem produtos e serviços que atendam às exigências de clientes, além das regulamentações impostas pelo mercado.
Diante disso, fica claro que a ISO 9001 está relacionada diretamente à busca pelo Food Safety, responsável por garantir a segurança do alimento.
Para saber mais sobre o tema, clique abaixo e confira este e-book!
Benefícios da ISO 9001 para a indústria alimentícia
Implementar a ISO 9001 na indústria alimentícia e agroindústria gera inúmeros benefícios. Conquistar a certificação é uma forma de atestar o reconhecimento da eficácia do trabalho.
Como já destacado, essa norma assegura boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores.
Também permite maior desenvolvimento dos colaboradores, a ponto de propiciar condições para maior competitividade no mercado, através da otimização de processos e redução de custos.
Assim, ao implementar a ISO 9001, a indústria de alimentos consegue:
Melhorar o padrão de qualidade
A norma ISO ajuda a identificar e corrigir falhas dentro do processo de produção, permitindo a melhoria contínua.
Aumentar a eficiência
A certificação permite a implementar processos mais padronizados e eficientes. Isso permite a redução de custos e aumento da produtividade.
Maior confiabilidade
O certificado ISO 9001 é mais uma forma de aumentar a confiança dos clientes na empresa, já que ela segue padrões de qualidade rigorosos.
Otimizar a imagem da empresa
A organização pode ter destaque perante o público. Por consequência, aumenta a reputação.
Além destes pontos, a certificação ISO 9001 abre portas para novos consumidores.
Atualmente, muitos clientes e fornecedores preferem fazer negócios com empresas certificadas que seguem práticas de gestão sólidas e confiáveis.
Avanços tecnológicos auxiliam na segurança do alimento
Nos últimos anos, a indústria de alimentos avançou expressivamente para garantir a segurança e qualidade dos produtos produzidos.
Por meio de equipamentos desenvolvidos especialmente para o segmento, a capacidade de controle e prevenção neste segmento avança de forma significativa.
Uma das soluções mais importantes neste sentido é o sistema de detecção de metais. Ele conta com dispositivos que identificam partículas contaminantes na linha de fabricação.
Para oferecer as melhores soluções, a Fortress Tecnhonology desenvolveu detectores de metais industriais de excelente qualidade.
Estes equipamentos identificam contaminações, separam produtos contaminados e entregam relatórios com todas as informações observadas.
Dessa maneira, ajudam a indústria a entrar em conformidade com os padrões internacionais de qualidade, inclusive a ISO 9001.
Clique no banner abaixo e confira o catálogo de soluções da Fortress para sua empresa!
0 comentários