O Brasil é o quinto maior país em número de habitantes e o oitavo em relação ao Produto Interno Bruto (PIB). Portanto, é relevante no mercado alimentício mundial.
Assim, o aumento no volume produtivo precisa manter o nível de qualidade e segurança, além de incentivar a redução no desperdício.
No artigo a seguir, apresentaremos algumas das tendências para 2024. Acompanhe o conteúdo e fique por dentro das novidades do mercado alimentício global.
Qual o atual cenário global do mercado alimentício?
A estimativa para 2024 é de que as vendas no varejo global cresçam mais de 6%, em dólares.
Além disso, o consumidor voltou a realizar as compras nas lojas físicas, fato que pode comprometer a lucratividade do e-commerce.
O documento revela ainda que as pessoas, de modo geral, estão atentas aos preços e devem pesquisar bastante, para garantirem o menor custo.
Por outro lado, pensando na mudança de comportamento dos clientes, o maior impacto será na preferência por alimentos e bebidas mais saudáveis.
A Mintel, consultoria internacional de pesquisa de mercado, reforça que os fabricantes terão uma missão: produzir alimentos e bebidas saborosas com preços mais acessíveis.
Portanto, se atualmente o mercado alimentício considera o consumidor exigente, terá que adotar uma comunicação ainda mais clara sobre como os produtos são produzidos.
A confiança da população será um ponto decisivo para aumentar o número de clientes em grandes fabricantes e varejistas.
Veja as tendências da indústria alimentícia para 2024
Depois de apresentarmos um breve resumo do cenário mundial do mercado alimentício, é a vez de destacar quais serão as tendências mais buscadas e aprovadas pelos consumidores em 2024.
Nesse contexto, a comunidade global está cada vez mais consciente sobre a importância da produção:
- Sem degradação dos recursos naturais;
- Desenvolvida de acordo com os conceitos de sustentabilidade e ESG (Environmental, Social and Governance).
Acompanhe então 6 tendências que serão prioridades no setor:
1. Ingredientes sustentáveis
No próximo ano, grande parte da população continuará a questionar o processo produtivo dos alimentos.
Por isso, o cidadão exigirá informações sobre o processo produtivo, se os ingredientes são orgânicos e não foram geneticamente modificados.
Portanto, as marcas com esse compromisso terão maiores chances de se destacar e fidelizar clientes que mudaram os hábitos pela preservação do planeta.
2. Plant-based e produtos veganos
A revolução alimentar iniciada em 2020 está crescendo exponencialmente, pois as pessoas desejam adquirir mais qualidade de vida. Assim, começam por uma alimentação mais saudável.
O movimento de carnes vegetais chamou atenção da sociedade que procura alternativas com o mesmo sabor, mas com benefícios nutricionais superiores aos convencionais.
Portanto, a recomendação é investir em tecnologia para criação de novos produtos que possam substituir os que possuem proteína animal, como carnes e lacticínios.
3. Super alimentos
Outro grupo de alimentos que se destacou nessa mudança de comportamento alimentar foram os grãos, sementes e cereais. Eles fornecem mais nutrientes essenciais, como: proteínas, vitaminas, fibras, ácidos graxos e minerais.
Para se ter uma ideia da demanda de clientes, uma pesquisa recente destacou que 64% dos entrevistados estão dispostos a pagar valores maiores por alimentos que ofereçam benefícios à saúde.
4. Rastreabilidade
A rastreabilidade tornou-se uma das informações mais importantes dos consumidores, principalmente após alguns produtos comercializados pelo mercado alimentício não adotarem boas práticas de fabricação.
Portanto, a rastreabilidade elevou o nível das informações sobre cada matéria-prima, desde que sai da propriedade rural.
Dessa maneira, o cliente tem acesso a dados sobre origem, cultivo, processamento e distribuição. O resultado da transparência com a sociedade é conquistar a confiança e fidelizar o público.
5. Alimentação para pets
A mudança no modo de criação de animais de estimação, como cachorros e gatos, abriu um novo nicho comercial para os fabricantes.
Os tutores procuram alimentos de alta qualidade e valor nutricional, abrindo espaço para empresas que adotam a produção de alimentação natural.
6. Bebidas com menor teor de álcool
Como informado no início do texto, algumas marcas já começaram a investir e inovar, como é o caso da Yelp, fabricante de bebidas.
Os gestores preferiram optar por líquidos com menor teor alcoólico, de modo que o consumidor possa degustar:
- Flor de sabugueiro;
- Coquetéis com café;
- Smoothies artísticos de frutas e vegetais.
Qual o papel da segurança dos alimentos?
A segurança alimentar diz respeito ao acesso dos seres humanos a alimentos nutritivos e em quantidade suficiente para manter o bom funcionamento do organismo.
Por outro lado, a segurança dos alimentos é resultado das medidas de controle empregadas para que não ocorra nenhuma contaminação na etapa de produção.
Desse modo, as três principais formas de contaminação dos alimentos são:
- Física: quando os alimentos são contaminados por partículas orgânicas e não orgânicas no processo de fabricação;
- Química: quando a contaminação ocorre por substâncias tóxicas ou reagentes químicos;
- Microbiológica: quando a contaminação é resultado de infestação de microrganismos patogênicos (vírus, bactérias e fungos, por exemplo).
Portanto, para atender as tendências do mercado alimentício mundial, as indústrias devem buscar:
- Otimizar os processos;
- Aumentar o volume de fabricação;
- Manter a qualidade;
- Minimizar ao máximo os riscos de contaminação.
Atualmente, a melhor opção do setor industrial são os sistemas de detectores de metais em alimentos que detectam e retiram da linha de produção os resíduos de:
- Metais ferrosos;
- Metais não ferrosos;
- De aço inoxidável;
- Com até 2 milímetros de tamanho.
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