6 tendências para o mercado alimentício para 2024

por | 18 jan, 2024 | Informação | 0 Comentários

O Brasil é o quinto maior país em número de habitantes e o oitavo em relação ao Produto Interno Bruto (PIB). Portanto, é relevante no mercado alimentício mundial. 

Assim, o aumento no volume produtivo precisa manter o nível de qualidade e segurança, além de incentivar a redução no desperdício. 

No artigo a seguir, apresentaremos algumas das tendências para 2024. Acompanhe o conteúdo e fique por dentro das novidades do mercado alimentício global.

Qual o atual cenário global do mercado alimentício?

A estimativa para 2024 é de que as vendas no varejo global cresçam mais de 6%, em dólares. 

Além disso, o consumidor voltou a realizar as compras nas lojas físicas, fato que pode comprometer a lucratividade do e-commerce. 

O documento revela ainda que as pessoas, de modo geral, estão atentas aos preços e devem pesquisar bastante, para garantirem o menor custo. 

Por outro lado, pensando na mudança de comportamento dos clientes, o maior impacto será na preferência por alimentos e bebidas mais saudáveis. 

A Mintel, consultoria internacional de pesquisa de mercado, reforça que os fabricantes terão uma missão: produzir alimentos e bebidas saborosas com preços mais acessíveis. 

Portanto, se atualmente o mercado alimentício considera o consumidor exigente, terá que adotar uma comunicação ainda mais clara sobre como os produtos são produzidos. 

A confiança da população será um ponto decisivo para aumentar o número de clientes em grandes fabricantes e varejistas.

Veja as tendências da indústria alimentícia para 2024

As tendências da indústria alimentícia

Depois de apresentarmos um breve resumo do cenário mundial do mercado alimentício, é a vez de destacar quais serão as tendências mais buscadas e aprovadas pelos consumidores em 2024. 

Nesse contexto, a comunidade global está cada vez mais consciente sobre a importância da produção:

  • Sem degradação dos recursos naturais;
  • Desenvolvida de acordo com os conceitos de sustentabilidade e ESG (Environmental, Social and Governance).

Acompanhe então 6 tendências que serão prioridades no setor:

1. Ingredientes sustentáveis

No próximo ano, grande parte da população continuará a questionar o processo produtivo dos alimentos.

Por isso, o cidadão exigirá informações sobre o processo produtivo, se os ingredientes são orgânicos e não foram geneticamente modificados. 

Portanto, as marcas com esse compromisso terão maiores chances de se destacar e fidelizar clientes que mudaram os hábitos pela preservação do planeta. 

2. Plant-based e produtos veganos

A revolução alimentar iniciada em 2020 está crescendo exponencialmente, pois as pessoas desejam adquirir mais qualidade de vida. Assim, começam por uma alimentação mais saudável. 

O movimento de carnes vegetais chamou atenção da sociedade que procura alternativas com o mesmo sabor, mas com benefícios nutricionais superiores aos convencionais. 

Portanto, a recomendação é investir em tecnologia para criação de novos produtos que possam substituir os que possuem proteína animal, como carnes e lacticínios. 

3. Super alimentos

Outro grupo de alimentos que se destacou nessa mudança de comportamento alimentar foram os grãos, sementes e cereais. Eles fornecem mais nutrientes essenciais, como: proteínas, vitaminas, fibras, ácidos graxos e minerais. 

Para se ter uma ideia da demanda de clientes, uma pesquisa recente destacou que 64% dos entrevistados estão dispostos a pagar valores maiores por alimentos que ofereçam benefícios à saúde.

4. Rastreabilidade

A rastreabilidade tornou-se uma das informações mais importantes dos consumidores, principalmente após alguns produtos comercializados pelo mercado alimentício não adotarem boas práticas de fabricação. 

Portanto, a rastreabilidade elevou o nível das informações sobre cada matéria-prima, desde que sai da propriedade rural. 

Dessa maneira, o cliente tem acesso a dados sobre origem, cultivo, processamento e distribuição. O resultado da transparência com a sociedade é conquistar a confiança e fidelizar o público.

5. Alimentação para pets

A mudança no modo de criação de animais de estimação, como cachorros e gatos, abriu um novo nicho comercial para os fabricantes. 

Os tutores procuram alimentos de alta qualidade e valor nutricional, abrindo espaço para empresas que adotam a produção de alimentação natural. 

6. Bebidas com menor teor de álcool

Como informado no início do texto, algumas marcas já começaram a investir e inovar, como é o caso da Yelp, fabricante de bebidas. 

Os gestores preferiram optar por líquidos com menor teor alcoólico, de modo que o consumidor possa degustar: 

  • Flor de sabugueiro;
  • Coquetéis com café;
  • Smoothies artísticos de frutas e vegetais. 

Qual o papel da segurança dos alimentos?

A segurança alimentar diz respeito ao acesso dos seres humanos a alimentos nutritivos e em quantidade suficiente para manter o bom funcionamento do organismo. 

Por outro lado, a segurança dos alimentos é resultado das medidas de controle empregadas para que não ocorra nenhuma contaminação na etapa de produção. 

Desse modo, as três principais formas de contaminação dos alimentos são:

  • Física: quando os alimentos são contaminados por partículas orgânicas e não orgânicas no processo de fabricação;
  • Química: quando a contaminação ocorre por substâncias tóxicas ou reagentes químicos;
  • Microbiológica: quando a contaminação é resultado de infestação de microrganismos patogênicos (vírus, bactérias e fungos, por exemplo).

Portanto, para atender as tendências do mercado alimentício mundial, as indústrias devem buscar:

  • Otimizar os processos;
  • Aumentar o volume de fabricação;
  • Manter a qualidade;
  • Minimizar ao máximo os riscos de contaminação. 

Atualmente, a melhor opção do setor industrial são os sistemas de detectores de metais em alimentos que detectam e retiram da linha de produção os resíduos de:

  • Metais ferrosos;
  • Metais não ferrosos;
  • De aço inoxidável;
  • Com até 2 milímetros de tamanho. 

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