O compromisso mais importante da indústria alimentícia é produzir alimentos com o mais alto nível de qualidade e segurança, no que se refere a contaminantes. Desse modo, o Sistema de Gestão de Segurança dos Alimentos (SGSA), é fundamental para os bons resultados de diferentes itens comercializados no segmento varejista.
Vale acrescentar que o monitoramento e intervenção levam em consideração todas as etapas, desde a entrega da matéria-prima até a remessa dos produtos acabados. Com esse entendimento, elaboramos um artigo com as principais informações do sistema. Continue a leitura e confira se sua empresa segue esses parâmetros.
O que é o Sistema de Gestão de Segurança dos Alimentos (SGSA)?
Inicialmente é preciso esclarecer que o SGSA é um programa de gestão na indústria alimentícia, com objetivo de prevenir quaisquer tipos de perigos de segurança alimentar que possam causar efeitos adversos à saúde dos consumidores.
Além de proporcionar um gerenciamento eficiente de todas as etapas produtivas, esse sistema contribui para que os operadores de fábricas alimentícias cumpram as legislações locais ou ainda, a ISO 22000, norma internacional de sistemas de gestão.
Em outras palavras, a certificação do sistema de gestão em segurança de alimentos, demonstra que a empresa tem um compromisso real e dedicado com a sociedade, de modo a controlar quaisquer riscos à segurança dos alimentos que produz. Sendo assim, o resultado direto é a satisfação do cliente, seguido de um desempenho empresarial sustentável.
Qual a importância do SGSA para a indústria?
São vários os motivos para implantar um sistema de gestão de segurança alimentar, porém, o mais expressivo é garantir que o alimento seja produzido e servido pelo setor de serviços alimentícios de forma segura. Por se tratar de um aspecto importante, e no qual estão em risco, o bem-estar e a vida da população, elencamos alguns itens que confirmam a importância do sistema:
Segurança alimentar
As operações planejadas pelo SGSA são importantes no controle dos alimentos, em todas as etapas produtivas. Desse modo, quando é seguido em conformidade, conquista mais confiança dos consumidores, pela transparência nas informações.
Qualidade dos alimentos
Além da segurança dos alimentos, o SGSA avalia e certifica produtos que sejam padronizados com qualidade. Vale lembrar que o monitoramento leva em consideração, as mudanças nas características físicas e químicas do produto alimentício.
Valor econômico
Empresas de alimentos que seguem as recomendações do sistema, irão economizar nos custos produtivos, aprovação dos consumidores, aumento das vendas e lucros. Isso é possível, porque são indicados procedimentos para reduzir o desperdício no preparo ou no armazenamento, além de melhorar a eficiência dos controles preventivos.
Considerando os fatores citados, uma gestão eficiente de SGSA aumenta o desempenho produtivo, vendas e, ainda, a reputação e fidelidade dos consumidores. Lembrando que empresas com problemas de alimentos contaminados podem causar graves problemas de saúde e até mortes na população.
Como aumentar o desempenho do SGSA?
Uma informação importante sobre o sistema é de que também é conhecido como Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (HACCP). Apesar da diferença na nomenclatura, o objetivo é o mesmo do SGSA, ou seja, prevenir, eliminar ou reduzir os riscos de doenças transmitidas por alimentos.
Para que isso seja possível, alguns aspectos são frequentemente monitorados:
- Manipulação dos alimentos;
- Preparação e armazenamento;
- Transporte e distribuição dos produtos.
Entretanto, é preciso distinguir qualidade e segurança dos alimentos, para que não haja dúvidas de que são itens avaliados individualmente. No caso da qualidade, a definição destaca a condição e característica do alimento, de modo a torná-lo próprio para o consumo humano.
Quando se destaca a segurança alimentar, significa oferecer a garantia de que o produto não causará danos ao consumidor quando for ingerido. Sendo assim, a qualidade se refere às propriedades físicas e químicas, enquanto a segurança diz respeito à prevenção de doenças transmitidas por alimentos.
É importante acrescentar que um dos riscos mais perigosos na indústria de alimentos é a presença de contaminantes metálicos. Os resíduos podem ser encontrados em produtos a granel, congelados, processados, líquidos, entre outros. Com esse entendimento, é fundamental destacar a importância dos detectores de metais na linha de produção.
Uma das empresas com referência global é a Fortress Technology, pois, conta com uma linha completa de equipamentos para detecção de metais, tanto em alimentos, como em outros produtos processados na indústria de transformação.
Existem modelos de máquinas para diferentes processos produtivos, automatizados, com assistência técnica e o compromisso de “nunca obsoletos”.
A justificativa para essa frase é que a tecnologia utilizada pela empresa, torna possível adaptar dispositivos para linhas mais antigas.
Portanto, um dos pontos principais para implementar o SGSA na sua empresa é contar com maquinário de alta tecnologia e performance. Acesse o blog da Fortress e confira como é possível expandir os negócios e conquistar certificados de boas práticas produtivas.
Isso é muito bom e esclarece muitas dúvidas com relação SGSA em empresas q ainda não implantaram esse sistema e que querem começar mas falta o norte do conhecimento deste sistema.