Documento garante a segurança na produção industrial e amplia o escopo da gestão e controle das atividades das organizações
Uma das normas mais importantes da indústria de bens de consumo é a FSSC 22000, por contribuir com a implementação de sistemas de gestão eficazes e conquistar metas de segurança alimentar.
Em março de 2023, o órgão responsável publicou a versão 6, de modo a melhorar ainda mais os processos de segurança na produção industrial.
Por esse motivo, elaboramos um artigo para destacar alguns detalhes acrescentados, diretamente ligados com os níveis aceitáveis de partículas duras ou pontiagudas em alimentos prontos para consumo.
Continue a leitura e fique atualizado com seus conhecimentos técnicos.
Do que se trata a norma FSSC 22000?
Inicialmente é preciso esclarecer que a Certificação do Sistema de Segurança Alimentar (FSSC) 22000 é uma norma valiosa para empresas que desejam manter o alto nível de gerenciamento de segurança alimentar e a confiança dos consumidores.
Por esse motivo, os responsáveis estão sempre atentos com as necessidades de aperfeiçoamento. Assim, em março de 2023 foi lançada a versão 6, do documento reconhecido internacionalmente.
O modelo atualizado conta com um número significativo de alterações com objetivo de melhorar a eficiência dos processos produtivos.
É importante acrescentar que as mudanças proporcionarão um grande impacto em toda cadeia alimentar. Por isso, é relevante que todos os setores tenham conhecimento dos pontos acrescentados, de modo a estarem cientes sobre quais são e de que modo podem afetar os negócios.
Quais foram os fatores responsáveis pelas mudanças?
A versão 6 da FSSC 22000 tem prazo de 12 meses para ser implementada, de modo que as organizações possam se adequar e os organismos de certificação implementem a norma e obtenham o credenciamento.
Sendo assim, as primeiras auditorias para solicitar a versão atualizada da norma devem começar em 1º de abril de 2024 — e o trabalho deve ser concluído antes de 31 de março de 2025.
Essas informações foram publicadas pela fundação responsável, em um documento que esclarece como acontecerá o processo de transição.
Vale acrescentar que os fatores mais relevantes para a elaboração da nova versão podem ser resumidos da seguinte forma:
- Integrar a ISO 22003-1:2022 (requisitos para organismos que fornecem auditorias e certificação de sistemas de gestão de segurança alimentar);
- Fortalecer os requisitos em áreas que ajudarão as organizações a cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU;
- Incorporando feedback da pesquisa de desenvolvimento realizada para a versão 6, que contou com participação de 2.000 pessoas.
Quais as principais mudanças da norma FSSC 22000?
Como foi possível observar, as atualizações têm objetivo de oferecer mais segurança alimentar aos consumidores e aumentar o nível de qualificação da indústria alimentícia.
Com esse entendimento, vamos elencar itens diretamente ligados com a gestão de qualidade da produção, acompanhe:
Gestão de serviços
A versão atualizada FSSC 22000 ampliou o escopo da gestão das empresas que atuam na área de alimentação, a fim de reduzir possíveis impactos negativos.
Dessa maneira, outros departamentos que serão avaliados são: utilitários, transporte, armazenamento, manutenção, limpeza e serviços terceirizados.
Prevenção de fraudes
As empresas terão que intensificar os processos de avaliação e documentação, para definirem medidas de controle adequadas no que diz respeito a fraudes.
Assim, será preciso identificar as vulnerabilidades do produto que possam ser usadas para esse fim, dificultando o processo de falsificação.
Segurança dos alimentos
Além dos processos existentes, a norma FSSC 22000 acrescentou que a organização terá que documentar ameaças e registrar medidas de controle, com objetivo de reduzir ou eliminar ocorrências de irregularidades.
Permissão de logotipo
A versão 6 aponta que as organizações certificadas terão autorização de usar o logotipo da FSSC 22000 em materiais impressos, nos portais oficiais da marca e outros materiais promocionais (confirmar os materiais autorizados na norma).
Porém, não será permitido o uso do logotipo no rótulo ou embalagem de produtos ou de maneira que possa indicar que a norma aprove um produto, processo ou serviço da empresa.
Como se preparar para a auditoria da versão 6?
Em primeiro lugar é preciso avaliar o documento e verificar quais pontos precisam ser otimizados no seu negócio.
Em seguida, a equipe técnica poderá fazer uma análise e diagnosticar quais equipamentos podem contribuir para melhoria e atendimento das recomendações.
Nesse sentido, a Fortress Technology, conta com uma linha completa de sistemas de detecção de metais para diferentes linhas produtivas, entre elas: alimentos, bens de consumo, têxteis, madeira, indústria farmacêutica, entre outros.
O portfólio abrange todas as etapas da linha de produção industrial. Por isso, são disponibilizados os seguintes produtos: checadores de peso, transportadores e dispositivos de rejeição e corpos de prova.
Por último, mas não menos importante, os clientes podem contar com uma linha de coleta de dados que utiliza as melhores soluções da Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT).
Acesse o site da Fortress e conheça os produtos e serviços disponibilizados. A empresa é líder mundial na fabricação e venda de detectores e sistemas combinados, projetados com garantia exclusiva e a missão de não ter produtos obsoletos.
0 comentários