Existem opções de crédito para atender demandas de renovação do maquinário, ampliação do parque industrial e tecnológico.
Uma das opções mais recomendadas para a aquisição de equipamentos industriais é o financiamento. Trata-se de uma operação de crédito disponibilizada por instituições financeiras para indústrias que desejam ampliar a linha de produção, renovar o maquinário, parque tecnológico, entre outros setores do empreendimento.
Desse modo, é importante ter conhecimento de opções que possam oferecer soluções efetivas para o setor industrial, que requer alto volume de recursos, dependendo da área de atuação.
No artigo a seguir, vamos destacar um programa desenvolvido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com objetivo de estimular a modernização das indústrias nacionais. Continue a leitura e saiba como funciona.
Qual a importância dos financiamentos no setor industrial?
Inicialmente é preciso esclarecer o cenário das contratações de crédito no país. O último boletim do Banco Central do Brasil (dezembro de 2022) apontou que as solicitações com recursos direcionados somaram R$ 2,1 trilhões, significando aumento de 13,8% no acumulado de doze meses.
O documento revela ainda que os pedidos de pessoas físicas foram maiores do que as pessoas jurídicas, com 17,8% e 6,9%, respectivamente. Entre os motivos para menor procura de financiamentos, estão: taxas de juros altas, prazo de pagamento reduzido e preocupação em desestabilizar a saúde financeira do negócio.
Contudo, existem opções elaboradas para atender as demandas industriais e uma delas é disponibilizada pelo BNDES. Trata-se do programa de Financiamento da produção e aquisição de máquinas e equipamentos (FINAME), com objetivo de estimular as empresas a investirem na ampliação e modernização do parque industrial e tecnológico.
Quais as opções de financiamento para equipamentos industriais?
Inicialmente é preciso esclarecer que existem várias opções de financiamento para fábricas e indústrias. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), existem propostas para atender pequenas, médias e grandes empresas, como, por exemplo: crédito para capital de giro, antecipação de recebíveis, empréstimos de uso livre e linhas especiais do BNDES.
Desse modo, vamos destacar o programa FINAME já que é disponibilizado para pessoas físicas e jurídicas, além de atender diferentes segmentos econômicos. Esse financiamento é destinado para equipamentos industriais, assim como para diversas aquisições: bens de informática, automação, veículos, entre outras necessidades.
Apesar de oferecer uma linha de crédito flexível, ou seja, atendendo desde pequenos até grandes empreendimentos, o financiamento ainda não foi popularizado no mercado interno. Com esse entendimento, é importante conhecer mais detalhes do funcionamento, de modo que os empresários possam avaliar se está compatível com as atividades desenvolvidas.
Na avaliação dos especialistas, a principal vantagem do FINAME é possibilitar um financiamento subsidiado, com taxa de juro atrativa (abaixo da Selic), e ainda, menor do que a maioria das instituições financeiras privadas. Para se ter uma ideia da proposta dessa linha de crédito, confira as condições oferecidas:
- É possível financiar entre 50% e 80% do projeto;
- Pagamento começa a ser feito, após 24 meses da contratação;
- Prazo estendido com até 120 meses (dependendo do tamanho do investimento);
- Isenção de Imposto sobre Operação Financeira (IOF);
Como é feita a contratação do FINAME?
Conforme dito anteriormente, o FINAME é um programa de financiamento oferecido pelo BNDES com objetivo de estimular a melhoria do setor industrial, em diferentes segmentos econômicos. Como toda linha de crédito, conta com particularidades que precisam ser atendidas, de modo que o solicitante receba a aprovação e liberação de recursos.
Por esse motivo, vamos elencar quais os principais procedimentos a serem atendidos, de modo que sua empresa receba a aprovação do crédito, acompanhe:
- No site do BNDES está disponível a lista com equipamentos financiáveis pelo FINAME. Portanto, a primeira ação é realizar a pesquisa e confirmar se o item que deseja adquirir está disponível na relação da instituição.
- Após a confirmação do produto na relação do BNDES, o solicitante precisa encontrar um agente financeiro credenciado, para então, solicitar o financiamento do equipamento. Vale destacar que alguns bancos comerciais, de desenvolvimento, agências de fomento são cadastrados para esse atendimento.
- Após receber a solicitação, o agente responsável analisa a proposta e a situação financeira da empresa. Se aprovar a operação, o documento é enviado para o BNDES que realiza uma nova avaliação e autoriza ou não, o financiamento.
- Com a aprovação, o próximo passo é feito pelo agente financeiro que autoriza o fabricante ou distribuidor a disponibilizar o equipamento para o comprador. O dinheiro é repassado para o fornecedor, concluindo o processo de aquisição financiada do produto.
Como foi possível observar, é possível encontrar opções atrativas para financiamento de equipamentos industriais. Com essas informações em mãos, você pode desenvolver um projeto e investir na ampliação e modernização da sua indústria.
No blog da Fortress Technology você encontra conteúdos relevantes para melhorar o desempenho de fábricas e indústrias. Acesse o site e fique atualizado sobre os principais destaques do setor industrial.
0 comentários