Os detectores de metais são uma das soluções mais eficientes para prevenir a contaminação de produtos na indústria de transformação. Vale lembrar que as partículas contaminantes podem ser encontradas nos segmentos de alimentação, bens de consumo, têxtil, farmacêutico, entre outros.
Por esse motivo, os equipamentos são projetados para atender as particularidades de cada mercadoria, utilizando tecnologia aprimorada para identificar fragmentos de até 2 milímetros de tamanho.
Nesse sentido, a Fortress Technology soma mais de 25 anos de experiência na produção de sistemas atualizáveis, além de garantir suporte vitalício de peças e softwares. Para melhor entendimento dos diferenciais dos produtos, vamos detalhar as diferenças de uso e particularidades dos modelos Stealth e Phantom. Continue a leitura e fique bem-informado.
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
Qual a função dos detectores de metais?
Criados na década de 1950, os detectores de metais têm o objetivo de identificar partículas contaminantes de fragmentos ferrosos, não ferrosos ou de aço inoxidável.
O aperfeiçoamento tecnológico tornou esses equipamentos essenciais na produção industrial, empregados com o objetivo de inspecionar os itens sólidos ou líquidos em diferentes etapas do processo produtivo. Pode-se dizer que o detector foi um marco referencial nas boas práticas de fabricação.
Vale destacar que além dos produtos fabricados, os detectores de metais ajudam a proteger o maquinário, pois identificam outros elementos como pregos, arames, grampos, ou seja, todo tipo de resíduo metálico. Portanto, com um equipamento, a empresa atende duas demandas operacionais e economiza recursos com manutenção e produtos inutilizados por contaminação.
Quais as diferenças dos detectores Stealth e Phantom?
O uso dos detectores de metais é altamente eficiente na produção industrial, contudo, para conseguir o melhor desempenho do equipamento é necessário escolher o mais adequado ao tipo de produto que é fabricado.
A fim de colaborar com o processo de decisão da sua fábrica, vamos destacar dois modelos da Fortress Technology, com alta performance na detecção de produtos contaminantes, acompanhe:
Detectores Stealth
Os equipamentos dessa linha são fabricados sob medida para atender qualquer aplicação e para alcançar essa eficiência, contam com tecnologia de processamento digital de sinal e ainda, altos níveis de sensibilidade. Desse modo, oferecem detecção das menores partículas de contaminantes ferrosos, não ferrosos e de aço inoxidável.
Entre as principais características dos modelos Stealth estão: a coleta de dados detalhada dos produtos inspecionados, tecnologia DSP – Processamento Digital de Sinal, detecção ultra sensível, teste de auto diagnóstico, calibração automática, estabilidade da memória flash e proteção multinível de senha.
As vantagens para a indústria são diversas, as mais importantes:
– Fáceis de operar;
– Podem ser construídos sob medida;
– Não se tornam obsoletos, já que são atualizáveis;
– Design modular;
– Alto desempenho e confiabilidade.
Sendo assim, as aplicações podem variar entre as seguintes matérias-primas: panificação, carne, laticínios, refeições, produtos embalados, farmacêuticos, nutracêuticos, confeitaria, comidas frescas, congelados, pós e grãos.
Detectores Phantom
Outra linha que se destaca no portfólio da Fortress são os equipamentos Phantom, projetados em alumínio ou aço inoxidável. Entre os diferenciais está a ampla variedade de tamanhos de abertura, tornando-os recomendados para diferentes linhas industriais.
Do mesmo modo, apresentam estrutura robusta para suportar as aplicações mais severas, contam com estabilidade e uma caixa coletora para o processo de inspeção de produtos molhados. Vale destacar que contam com uma rampa de epóxi que oferece vedação à prova de água.
Aplicações para diferentes setores industriais
As características tecnológicas da linha Phantom são semelhantes com as do modelo Stealth, no entanto, algumas aplicações são indicadas para diferentes tipos de matéria-prima.
Linha Stealth:
Pipeline – são construídos para atender aplicações de fluxo vertical, principalmente: líquidos, pastas, sucos e molhos.
Gravidade – é indicado para aplicações verticais necessárias às seguintes matérias-primas: farináceos, arroz, cereais, açúcar, milho, nozes, químicos, pós e grãos.
Vertex – alimentos embalados como salgadinhos, biscoitos, pipoca, plásticos, grãos, cereais e confeitaria.
Vent Tube – detector para inspeções de líquidos, entre eles: água, sucos, refrigerantes, cerveja, vinho e bebidas em geral.
Grandes embalagens – a sensibilidade do equipamento apresenta performance impecável em sacos de produtos (25 a 50 kg), identificando resíduos de aço inoxidável de até 2 milímetros de tamanho. As aplicações recomendadas são: produtos farmacêuticos, nutracêuticos, aditivos para alimentos, temperos, produtos a granel, entre outros.
Detector para laboratório/qualidade – o equipamento é empregado tanto na inspeção, quanto na reinspeção de produtos fora de linha, separa material rejeitado dos demais, examina de forma detalhada a fim de identificar a fonte de contaminação. Do mesmo modo, pode ser utilizado como complemento de um detector de linha.
Linha Phantom:
Túnel – são projetados para atender aplicações severas e apresentam alto desempenho na inspeção de produtos molhados. Para alcançar esse resultado conta com uma caixa extra e rampa de epóxi que oferece vedação à prova de água. As aplicações do modelo Túnel atendem às seguintes demandas de produção: panificação, carnes, produtos embalados, refeições prontas, laticínios e doces.
Gravidade – chamado de “Big Bag King”, essa opção da Phantom é capaz contaminantes ferrosos e não ferrosos de 1,5 milímetros de tamanho, em embalagens de 25 a 50 kg. No rol de atuação estão os seguintes materiais: farinhas, grãos, especiarias, pós, aditivos alimentares, cosméticos, entre outros.
Além do modelo para grandes embalagens, existe a versão de gravidade para atender demandas de produtos secos, como: pó, temperos ou produtos de fluxos livres granulares, alimentados por gravidade através de um tubo.
Pipeline Phantom: possui certificação pela IP69K e identifica contaminação de metais em líquidos bombeados e pastas transportadas em tubos não metálicos. Conta ainda com uma válvula de desvio do sistema de rejeição, empregada para desviar o produto contaminado a partir do fluxo.
Vertex Ultra Slim: a tecnologia do aparelho permite aplicações em embalagens metalizadas, envolvendo produtos em queda livre. Um dos principais diferenciais é o modelo compacto que pode ser instalado em locais de espaços reduzidos.
Detector para laboratório – é um modelo portátil, usado fora da linha de produção, de modo que possa examinar com maior detalhes o produto rejeitado. A unidade Lab permite filtrar os contaminantes metálicos e recuperar o produto em boas condições.
Detector para madeiras – essa solução é indicada para indústria madeireira de grande escala, pois identifica objetos metálicos como pregos e cercas de arame das pranchas e toras de madeira.
Web Phantom – o equipamento encontra resíduos metálicos em papéis, têxteis, plásticos e borrachas, mesmo que os materiais estejam no formato de placas ou acondicionados em rolos. Em produtos de maior volume, o detector pode ser dividido em seções Multiscan de forma a obter resultados mais precisos na inspeção.
Em síntese, os detectores de metais das linhas Stealth e Phantom são desenvolvidos com a melhor tecnologia dos sistemas de inspeção. Os modelos atendem diferentes tipos de matérias-primas, por isso é importante conhecer qual a melhor opção para seu negócio.
No site da Fortress Technology você pode conferir cada um dos equipamentos citados e ainda, solicitar atendimento e orçamento. Aguardamos seu contato.
0 comentários