Os detectores de metais são uma das soluções mais eficientes do mercado para identificação de partículas ferrosas, não ferrosas e de aço inoxidável, existentes no mercado. Esses equipamentos contribuem com uma segurança redobrada dos itens produzidos na indústria de transformação, evitando acidentes de diversas naturezas na linha de produção.
Contudo, para que possam funcionar com a máxima eficiência também precisam de testes que comprovem o nível de eficiência na identificação. E essa averiguação é feita com dispositivos chamados corpos de prova. Ciente da importância de oferecer produtos da mais alta qualidade, a Fortress Technology conta com uma linha especial para avaliar o funcionamento dos detectores. Continue a leitura e saiba como funcionam!
O que são corpos de prova?
Inicialmente é preciso esclarecer que os corpos de prova são dispositivos projetados para comprovar a eficiência dos detectores de metais, exigidos por normas internacionais como a HACCP e FSSC 22000. Os dois documentos orientam as indústrias sobre a segurança necessária que precisa ser seguida em todas as etapas da produção de alimentos.
Desse modo, vale ressaltar que para atender as necessidades do setor industrial, as peças são fabricadas em diversos formatos, já que são responsáveis por comprovar a eficiência de partículas que variam entre 0,3 e 12 milímetros de tamanho.
Outra informação que merece destaque é o formato dos corpos de testes, já que normalmente apresentam formatos de esferas metálicas, que atendem vários formatos de partículas. Em algumas situações será preciso adotar outros modelos, que serão apresentados, em seguida.
Qual a importância de realizar testes nos equipamentos?
Os testes realizados nos detectores de metais são fundamentais para confirmar o desempenho e precisão do sistema, seja antes ou durante a execução da avaliação. Lembrando que essa é a forma mais segura de garantir que a linha de produção esteja compatível com as características de cada equipamento.
Além de proporcionar segurança dos equipamentos, os corpos de prova atestam a certificação dos detectores de metais. Em outras palavras, conferem e aprovam que o tipo de metal utilizado e o tamanho do contaminante detectado no teste.
Para conseguir a certificação nas auditorias externas, é preciso respeitar o prazo de validade dos corpos de prova, que variam de acordo com o documento de calibração do detector de metais. Desse modo, é válido atualizar os testes nos sistemas de detecção, a fim de evitar retrabalho, em caso de falhas no funcionamento do equipamento.
Quais os diferenciais dos corpos de prova da Fortress!
O know how da Fortress abrange todas as etapas dos serviços disponibilizados na detecção de metais industriais. Com esse entendimento, foram projetados corpos de provas para atender as demandas dos clientes, em diferentes segmentos econômicos.
Sendo assim, os diferenciais da Fortress começam no layout dos dispositivos, que são codificados por cores: azul para partículas ferrosas, verdes para não ferrosas e vermelho para aço inox.
Do mesmo modo, o material de fabricação dos corpos de prova é o policarbonato, um polímero que reúne características importantes como rigidez, resistência, ductilidade e transparência óptica. A gravação de identificação das peças é feita a laser, de modo a não oferecer o risco de apagamento ou a tinta utilizada se desfazer e contaminar o produtor.
A seguir elencamos as opções de corpos de prova desenvolvidos pela Fortress e as aplicações às quais são destinados. Confira:
Bastão de teste
É um dispositivo recomendado para detectores de metais dos modelos túnel e bigbag da Fortress. São fabricados em policarbonato, o que confere características de resistência ao impacto e ao calor, atuando em partículas de 0,5 a 8 milímetros.
Bola de teste
Esse corpo de teste atende as demandas dos detectores de metais com atuação nos modelos de gravidade e vertex. Oferecem certificado de conformidade, com prazo de 12 meses e podem ser solicitados com tamanhos personalizados, para atender o tamanho do equipamento.
Cartão de teste
Funciona com eficiência nos detectores de metais da linha túnel e bibag e oferece as principais normas internacionais de segurança dos alimentos. Os diferenciais são que cada corpo de prova vem com um certificado individual que inclui informações sobre: material, tamanho, classificação, dureza, densidade e assinatura de autenticidade da certificação.
Mangueira de teste
O dispositivo é indicado para equipamentos de metais dos modelos pipeline. Entre as principais características estão: materiais resistentes a impacto, desgaste e calor. A mangueira está disponível para testes de partículas com 0,3 a 5,5 milímetros, oferecendo certificado de conformidade internacional.
Moeda de teste
O dispositivo tem uma função específica que é testar os detectores de metais para produtos farmacêuticos. Por esse motivo contam com uma tecnologia que identifica partículas contaminantes entre 0,3 e 3 milímetros.
Em resumo, os corpos de prova são equipamentos projetados para reforçar a segurança de funcionamento dos detectores de metais. Atenta a importância dessa averiguação, a Fortress criou opções para atender diferentes linhas de equipamentos e assim assegurar a eficiência máxima para o seu negócio.
Ficou interessado na funcionalidade dos corpos de prova! Entre em contato e solicite um atendimento, pois temos uma equipe especializada para atender as demandas da sua empresa.
0 comentários
Trackbacks/Pingbacks